Em outro post abordamos as dúvidas e dificuldades na Amamentação e porque as mamães precisam de ajuda :link do post.
Sabemos que a Fissura Mamilar é um dos problemas que mais incomodam as Mamães de Primeira Viagem ,as vezes é o momento que muitas desistem da Amamentação.
E para falar como foi a experiência na prática abaixo segue parte do Depoimento extraído do post escrito pela Aninha :
"Essa , graças a Deus , não foi um grande desafio. A Bru já havia passado pelo mesmo processo com sucesso e a amamentação pra mim não era um problema grande a ser enfrentado. Mesmo assim nos primeiros dias de vida da Clara eu pensei:"Que dor!!!Eu não lembrava que na da Bru doía tanto assim!!!"Mas eu sabia que logo passaria aquela primeira descida do leite, a dor melhoraria e depois seria só prazer ". Para ler o post na íntegra segue o link : aqui
Por isso mamães não desistam , Amamentar não é um "mar de rosas" no início, mas a recompensa é imensa !! O vínculo materno criado entre mãe e filho é único , os benefícios são muitos .
Lembre se que nas primeiras duas semanas de Amamentação podem ser uma fase muito difícil, principalmente para as mães que estão amamentando pela primeira vez.
SUCÇÃO EM MÁ POSIÇÃO É A CAUSA MAIS FREQÜENTE DE DOR NOS MAMILOS
Se o bebê continua a sugar em má posição, pode lesar a pele do mamilo. Então o mamilo fica rachado ou fissurado.
Se a pele do mamilo for lesada, bactérias podem entrar no tecido mamário e causar mastite ou abscesso mamário mais facilmente.
A infecção é mais provável se a criança parar de mamar, pois desse modo o leite não será retirado.
Fonte: Google |
- Parar de usar qualquer tipo de sabonetes, cremes ou pomadas nos mamilos. Podem piorar a dor. Neste caso a mamãe pode usar a pomada Lansinoh conforme falado no post anterior de Amamentação link : aqui
- Lavar os mamilos apenas uma vez ao dia quando toma banho.
- Corrigir a posição de mamada e a mãe deve continuar amamentando. Pode começar a mamada no mamilo que não está doloroso. Freqüentemente a dor pára imediatamente e a fissura cicatriza muito rapidamente quando a posição é melhorada.
- Expor os mamilos ao ar e ao sol, tanto quanto possível, no intervalo das mamadas.
- Deixe uma gota do “leite do fim” no mamilo após a mamada - isto facilita a cicatrização.
Se a mãe não consegue continuar a amamentar:
- Algumas vezes, a dor continua, mesmo depois da correção da posição de mamada. Outras vezes, a mama está ingurgitada e o bebê não consegue pegar parte suficiente da mama na boca, Nesses casos, deve-se retirar o leite de outra maneira enquanto a fissura cicatriza
Fonte : Ministério da Saúde / Como Ajudar as Mães a Amamentar - F.Savage King
Obrigada Aninha pela participação e parceria !!!!
Bjs
Pathy
Nenhum comentário:
Postar um comentário