terça-feira, 16 de julho de 2013

Mamãe : Cabelo & Alimentação - Queda de Cabelo

Oi meninas , o post de hoje é sobre Cabelos e Alimentação Saudável e teremos a participação da Dominique Horta Buim Nutricionista da Equipe de Consultoria Mommy in Bloom . O cuidado com o cabelo antes e após o nascimento do bebê está relacionado não só a cremes de tratamentos(disponíveis para as gestantes e lactantes), assim como cortes de cabelo, mas principalmente relacionado a uma Alimentação Saudável .  A maior queixa das lactantes sobre os cabelos é  a queda  . De acordo com a nossa Nutricionista Dominique "a queda de cabelo durante o período de  Amamentação é normal devido a queda de hormônios , mas podem haver causas secundárias como por exemplo carência nutricional e também  consultar o seu Go para verificar a saúde como um todo. " Abaixo seguem algumas dicas de alimentação para vocês mamães e gestantes !
Um cabelo saudável e bonito é reflexo da saúde como um todo, e depende , especialmente , da qualidade da alimentação , uma vez que os fios são formados de nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais. Sendo assim,a quebra , a queda dos cabelos e perda de brilho podem estar relacionados com uma alimentação desequilibrada de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
A proteína é necessária para o crescimento e fortalecimento dos fios. Encontrada em boa quantidade em carnes em geral , ovo, leguminosas (feijões , lentilha , grão de bico),quinua , tofu, sementes , leite e derivados.
Os carotenóides contribuem para o brilho e maciez. Algumas fontes são as frutas e legumes alaranjados como manga , laranja , damasco , cenoura , abóbora e os vegestais verde-escuros como brócolis e couve.
As vitaminas do Complexo B, que evitam a queda e o Zinco , que estimula o crescimento do cabelo e ajuda a reduzir a oleosidade, são encontrados nos cereais integrais(arroz gérmen de trigo, aveia), alimentos de origem animal (carnes ,ovo, peixe), levedo de cerveja , leguminosas, semente de girassol, castanhas e nozes.
O ferro , necessário para o crescimento saudável, é encontrado nas carnes , feijões , ovo e cereais integrais.
A biotina também é uma vitamina essencial para a saúde do cabelo , sendo encontrada em ovo, semente de girassol , nozes e frutas como morango, amora e framboesa.
O silício que auxilia no crescimento dos fios são encontrados na aveia, pepino e cenoura.
O ômega 3, gordura boa, auxilia no brilho do cabelo . Pode ser encontrado nos peixes, óleo de linhaça , chia e abacate.
A ingestão de água também é fundamental para levar os nutrientes até o bulbo capilar e manter a saúde do intestino, auxiliando na absorção de nutrientes. O vinagre de maçã também deve ser incorporado no dia a dia , pois possui ação contra a queda dos cabelos.
Alguns outros hábitos auxiliam na saúde do cabelo . Procure não pular as refeições e evite grandes restrições. Entre os maiores vilões do cabelo saudável estão o açúcar, o carboidrato refinado (massa e pão branco) e o álcool. O excesso de chá e café , principalmente próximo das refeições também podem ser prejudicial.
Em alguns casos, uma suplementação pode ser necessária. O nutricionista é o profissional capacitado para identificar as necessidades de cada indivíduo, e indicar os alimentos e suplementos que irão promover o equilíbrio e, consequentemente, auxiliar na saúde capilar. Outras causas da queda de cabelo, como o estresse, alteração hormonal e o excesso de cigarro, podem ser atenuadas ou eliminadas com o acompanhamento nutricional.
Texto : Dominique Horta Buim  - Nutricionista da Equipe de Consultoria Mommy in Bloom
site :www.dominiquenutricionista.com.br

Espero que tenham gostado das dicas !
Bjs
Pathy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...