sábado, 1 de agosto de 2015

Alimentação da Mamãe durante a Amamentação

Fonte Imagem : Google Image 
Oi meninas, tudo bem com vocês ? O post de hoje é em clima da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2015), por isso vamos começar com a falar sobre a Alimentação durante o período de Amamentação e quem explicará um pouco para vocês deste assunto tão vasto é querida Camila Campos nutricionista da Equipe Mommy in Bloom . 

Alimentação durante a Amamentação por Camila Campos : 


Do dia 1 ao dia 7 de agosto 120 países celebram a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Para comemorar, vamos começar essa semana falando desse alimento tão importante para o bebê e como deve ser a alimentação da mamãe nesse período.

Muito se lê sobre o que não se deve comer durante a amamentação para não fazer mal ao bebê, não causar cólicas, diminuir o leite e etc. Dessa forma muitas mães acabam excluindo alimentos sem necessidade da sua dieta o que causa stress, tensão, cansaço e como consequência pode até diminuir a produção do leite materno.

O fato é que a maioria dos alimentos não afeta a amamentação e o bebe. De forma negativa como se diz. A principio não existe alimento proibido durante a amamentação.

O ideal é que a mães tenha uma alimentação balanceada e beba bastante água nesse período.


O leite materno tem seu sabor alterado de acordo com a dieta da mãe, por isso é importante variar bem a alimentação, assim o bebê já tem contato com diferentes sabores e isso facilita a introdução dos sólidos no futuro.

Alimentos que não podem faltar no dia a dia da mamãe:

-       Leite e derivados – NÃO, tomar leite não aumenta a produção de leite! Mas SIM, ter esses alimentos na dieta é muito importante pois são fonte de cálcio, vitamina D e proteínas que ajudam nos ossinhos do bebe.
-       Alimentos integrais – arroz, macarrão, pães, grãos, eles ajudam a mamãe ter mais energia nesse momento e fazem todo organismo funcionar melhor.
-       Carne vermelha – Ela é uma ótima fonte de ferro, que é de extrema importância para mamãe e bebe nesse fase. Seu ferro é mais biodisponível nesses alimentos e são mais fácil absorvidos pelo nosso organismo. Além disso, tem as proteínas e vitamina B12 que é São forte aliados contra anemia.
-       Peixes e azeite – são ricos em ômega 3 e 6, essenciais para o desenvolvimento neurológico do bebe.
-       Verduras, frutas e legumes – quanto mais a mamães variar nesses alimentos mais vitaminas e sais minerais terá para se manter forte e seu bebe também.



Alguns alimentos podem dar reações nos bebês, como cólicas, agitação, Isso varia muito de uma criança para outra, então não precisa cortar logo de uma vez da dieta o café, feijão, temperos fortes e etc. Observe seu bebê, se ele reagir a algum alimento com frequência, diminua o consumo do mesmo.

Claro que bebida alcoólica e cigarros não combinam com a amamentação e os medicamentos tem que sempre ter a consulta do médico!


E não se preocupe com os quilinhos extras da gravidez por enquanto. Com uma alimentação balanceada e a amamentação a tendência é voltar ao peso pré -gestacional. Se isso não acontecer, de tempo ao tempo que depois tudo se encaixa!

Texto : Camila Campos - Nutricionista da Equipe Mommy in Bloom
www.mammys.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...