terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Adaptação Escolar


Adaptação por Fabiana Di Carla psicóloga e coach consultora da equipe Mommy in Bloom:
Para muitos pais, a adaptação escolar é um momento desafiador, de incertezas, insegurança, medo, ansiedade, principalmente em se tratando de crianças pequenas que vão para a escola pela primeira vez, ou ainda para aquelas que estejam em fase de transição para uma nova escola.
Quando chega “o grande dia”, mesmo depois de muita conversa e planejamento, algumas crianças choram, se recusam a ir pra escola desde a hora que levantam, ficam retraídas na sala de aula, deixando suas famílias com o coração espremido, cheio de dúvidas sem saber o que fazer.
Essa é uma fase nova, de descobertas e de grande desenvolvimento para a criança.  É importante que a família tenha consciência de que esses sinais são perfeitamente comuns e que a parceria com a escola é importante para garantir o acolhimento adequado nessas situações.
Algumas dicas importantes para este momento:
- O entusiasmo e humor dos pais influenciam diretamente no humor da criança. Desde que não haja exageros, você pode contribuir para criar uma expectativa positiva sobre sua ida à escola de forma natural.
- Tente não demonstrar sua ansiedade para a criança. Aquela despedida muito calorosa ou até mesmo, deixar seu filho na porta da escola com lágrimas nos olhos, pode deixa-lo confuso e inseguro. Afinal de contas “se minha mamãe diz que é tão legal por que ela está chorando”?
- Se a criança tem irmãos na escola ou  algum amigo, isso pode contribuir para a adaptação. Ir para a escola juntos pode ajudar neste momento.
- Algumas crianças tem a fantasia de “abandono”, acham que os pais não irão buscá-los, portanto, se programem para estar no horário e local combinado para que a criança vá diminuindo a ansiedade e lidando melhor com essa fantasia.
- Se a escola tem horários reduzidos nas primeiras semanas de aula pode ser um auxílio, diminuindo o tempo de separação com suas famílias e permitindo que esta criança vá se adaptando à escola aos poucos. Converse com a escola.
- Evite levar a criança para casa ao primeiro sinal de choro. Normalmente as escolas estão preparadas para este momento e tirá-la do ambiente escolar pode retroceder este processo de adaptação. Procure deixar os combinados com a escola para entender em que momento sua intervenção pode ser necessária.
- Em casa mantenha uma rotina saudável em relação a alimentação e higiene do sono.  Comer e dormir em horários regulares são importantes para garantir disposição física para o dia seguinte.

- E o mais importante é ter paciência e oferecer o acolhimento necessário para que essa criança se sinta protegida, amada e segura  para se desenvolver, reconhecer seus pares, criar novos vínculos. O início da fase escolar é o primeiro passo rumo à independência dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...