terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Adaptação Escolar


Adaptação por Fabiana Di Carla psicóloga e coach consultora da equipe Mommy in Bloom:
Para muitos pais, a adaptação escolar é um momento desafiador, de incertezas, insegurança, medo, ansiedade, principalmente em se tratando de crianças pequenas que vão para a escola pela primeira vez, ou ainda para aquelas que estejam em fase de transição para uma nova escola.
Quando chega “o grande dia”, mesmo depois de muita conversa e planejamento, algumas crianças choram, se recusam a ir pra escola desde a hora que levantam, ficam retraídas na sala de aula, deixando suas famílias com o coração espremido, cheio de dúvidas sem saber o que fazer.
Essa é uma fase nova, de descobertas e de grande desenvolvimento para a criança.  É importante que a família tenha consciência de que esses sinais são perfeitamente comuns e que a parceria com a escola é importante para garantir o acolhimento adequado nessas situações.
Algumas dicas importantes para este momento:
- O entusiasmo e humor dos pais influenciam diretamente no humor da criança. Desde que não haja exageros, você pode contribuir para criar uma expectativa positiva sobre sua ida à escola de forma natural.
- Tente não demonstrar sua ansiedade para a criança. Aquela despedida muito calorosa ou até mesmo, deixar seu filho na porta da escola com lágrimas nos olhos, pode deixa-lo confuso e inseguro. Afinal de contas “se minha mamãe diz que é tão legal por que ela está chorando”?
- Se a criança tem irmãos na escola ou  algum amigo, isso pode contribuir para a adaptação. Ir para a escola juntos pode ajudar neste momento.
- Algumas crianças tem a fantasia de “abandono”, acham que os pais não irão buscá-los, portanto, se programem para estar no horário e local combinado para que a criança vá diminuindo a ansiedade e lidando melhor com essa fantasia.
- Se a escola tem horários reduzidos nas primeiras semanas de aula pode ser um auxílio, diminuindo o tempo de separação com suas famílias e permitindo que esta criança vá se adaptando à escola aos poucos. Converse com a escola.
- Evite levar a criança para casa ao primeiro sinal de choro. Normalmente as escolas estão preparadas para este momento e tirá-la do ambiente escolar pode retroceder este processo de adaptação. Procure deixar os combinados com a escola para entender em que momento sua intervenção pode ser necessária.
- Em casa mantenha uma rotina saudável em relação a alimentação e higiene do sono.  Comer e dormir em horários regulares são importantes para garantir disposição física para o dia seguinte.

- E o mais importante é ter paciência e oferecer o acolhimento necessário para que essa criança se sinta protegida, amada e segura  para se desenvolver, reconhecer seus pares, criar novos vínculos. O início da fase escolar é o primeiro passo rumo à independência dos pais.

Um comentário:

  1. telasmosquiteira-sp.com.br

    telas mosquiteiras sp
    telas mosquiteira sp

    As telas mosquiteiras sp , telas mosquiteiro sp garantem ar puro por toda casa livrando-a completamente dos mosquitos e insetos indesejáveis. As telas mosquiteira garantem um sono tranquilo a toda família, livrando e protegendo-nas dos mais diversos insetos. Muitos destes insetos são transmissores de doenças e a tela mosquiteira é indispensável no combate a mosquitos transmissores de doenças.
    s
    A dengue, por exemplo, já matou centenas de pessoas só na capital de São Paulo e um pequeno investimento em nossas telas mosquiteiras podem salvar vidas. As telas mosquiteiras também impedem a entrada de insetos peçonhentos como as aranhas e os escorpiões, estes insetos também oferecem risco, pois seu veneno em poucos minutos podem levar uma criança a morte.
    telas mosquiteira jundiai
    telas mosquiteiro jundiai
    telas mosquiteira São Paulo
    telas mosquiteiro São Paulo
    telas mosquiteiras sp
    telas mosquiteiras Jundiai
    telas mosquiteira sp
    telas mosquiteiro Jundiai
    telas mosquiteira sao paulo
    telas mosquiteiro sao paulo

    A chegada da temporada Primavera/Verão traz consigo a elevação da temperatura e a maior ocorrência de chuvas. Mas não é só isso. As estações mais quentes do ano causam muita dor de cabeça e muitos zumbidos indesejáveis em função das pragas urbanas – pernilongos, baratas, cupins e outros insetos -, que afetam todas as regiões brasileiras.

    Nossa missão é oferecer telas mosquiteiras de qualidade a um preço acessível, fazendo com que as telas mosquiteiras sejam uma opção viável para muitas pessoas.

    telas mosquiteiras Jundiaí
    telas mosquiteiro Jundiai
    telas mosquiteiras jundiai
    telas mosquiteiro industria
    telas mosquiteira restaurante
    telas mosquiteiro restaurante
    telas mosquiteira empresa
    telas mosquiteiro empresa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...