Oi meninas em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo , temos a participação especial da Marie Lourenço Pedagoga Especialista em Deficiência Intelectual. Abaixo segue o artigo onde ela fala sobre o Autismo.
Obrigada Marie por compartilhar a informação!
Você sabe o que é o Autismo ?
Embora inúmeras pesquisas ainda
estejam sendo desenvolvidas para definir o que realmente seja o autismo, o
termo geral mais usado para descrever é : “Um grupo de transtornos de desenvolvimento
do cérebro, conhecido como Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)”.
Existe um consenso entre os
profissionais da área de que o autismo não é diagnosticado em exames
laboratoriais.
Podemos notar alguns comportamentos diferentes em uma criança
autista, e assim, iniciar um tratamento o mais rápido possível:
* Brinca ou usa brinquedos de forma
incomum;
* Dificuldade de se relacionar com
outras crianças da mesma idade;
* Choros ou risadas inapropriadas;
* Agitação ou estado de muita
passividade, sem expressar reação a nada;
* Sensibilidade a alguns sons (tampa
o ouvido a sons altos);
* Apego a objetos diferentes
(sacolinha de supermercado, folha ou galho de árvore etc);
* Fica incomodado quando há mudanças
em sua rotina;
* Falta de consciência de perigo;
* Repetição involuntária de palavras
ou frases que ele ouviu de outra pessoa (ecocalia)
* Movimentos estereotipados
(movimento repetitivo caracterizado por manias)
Essas características estão
presentes antes dos 3 anos de idade, e atingem 0,6% da população, sendo quatro
vezes mais comuns em meninos do que em meninas.
As características do autismo variam
de acordo com o cognitivo:
- Autismo acompanhados à
deficiência intelectual grave- não há desenvolvimento da linguagem, além de
repetições acentuadas em seu comportamento e déficit importante na interação
social.
- Quadros de autismo
chamados de Síndrome de Asperger - sem deficiência intelectual, sem atraso
significativo na linguagem, com interação social peculiar e sem movimentos
repetitivos tão evidentes, porém, ainda sim é chamado de autismo.
As causas do autismo ainda são
desconhecidas, mas diversas doenças genéticas foram descritas como sintomas.
Problemas cromossômicos e mesmo doenças adquiridas durante a gestação, durante
ou após o parto, podem estar associados diretamente ao autismo.
Podemos listar
algumas das doenças das mais diferentes ordens que poderão ser responsáveis
para um quadro autista:
- Infecções pré-natais -
rubéola, sífilis, toxoplasmose, citomegalovirus; Hipóxia neo-natal (deficiência
de oxigênio no cérebro durante o parto);
- Infecções pós-natais -
herpes;
- Espasmos infantis -
Síndrome de West (forma grave de epilepsia).
- Doenças genéticas – Existe
várias, porém, uma das mais comentadas é a fenilcetonúria que é a diminuição ou
a falta da enzima fenilalanina (encontrada na alface por exemplo), ela não é
processada corretamente no organismo gerando excesso dessa enzima no cérebro.
O tratamento do autismo hoje em dia
não está preso em um único tipo de tratamento, hoje existe a proposta de
reabilitação que ajuda na mudança de comportamento, na aproximação direta do
autista, na comunicação facilitada, em técnicas de integração sensorial e
treino auditivo para que ele escute e consiga responder de forma compreensível,
mesmo que seja através de símbolos. Esse treino é feito por profissionais da
área, como psicólogos.
Dentre os modelos educacionais para
o autista, um dos métodos mais importante e conhecido é o método TEACCH,
desenvolvido pela Universidade da Carolina do Norte que tem como objetivo
oferecer o desenvolvimento adequado e compatível para cada autista. Neste
método é trabalhado as atividades na prática para adquirir habilidades, além da
independência, desenvolvendo capacidades que permitam maior autonomia possível.
Neste modelo, é estabelecido um trabalho terapêutico individual, onde é
organizada uma programação diária para a criança autista. O aprendizado parte
de objetos concretos e passa gradativamente para modelos simbólicos.
Antigamente o uso de medicamentos desempenhava um
papel fundamental no tratamento, (devido à relação que faziam do autismo com os
quadros psicóticos do adulto), hoje em dia ele passa a ter a função de apenas
aliviar os sintomas do autista para que outras áreas sejam trabalhadas, como a
reabilitação e a educação especial, na qual sendo adotadas de maneira correta
terá um resultado eficaz.
Texto : Marie Lourenço - Pedagoga Especialista em Deficiência Intelectual
Espero que tenham gostado da leitura .
Um ótima semana a todas!
Tudo Azul!!
Bjs
Pathy
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